Reserva Natural Vale
Mantida pela Vale desde a década de 50, a Reserva Natural Vale (RNV) é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do Brasil. Localizada em Linhares, norte do Espírito Santo, a RNV tem ao todo 23 mil hectares e é um dos últimos grandes remanescentes da Floresta de Tabuleiro, uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica.
Aberta ao público, a Reserva Natural Vale é um ótimo espaço para a prática do turismo ecológico, pois está situada no Circuito do Verde e das Águas, umas das principais rotas turísticas do Espírito Santo. O local conta com um hotel e ampla área verde para lazer, com piscina, hidromassagem natural e quadra esportiva. Além disso, há espaço para caminhadas em trilhas, salas de oficina, brinquedoteca e um Centro de Visitantes com exposição permanente sobre a Mata Atlântica e informações sobre educação ambiental.
Além da conservação da diversidade biológica e da opção de lazer, a reserva é utilizada para o desenvovimento de pesquisas científicas de importante repercussão para a sociedade e essenciais para o conhecimento e manejo da floresta.
Fonte - www.vale.com
Reserva Biológica de Comboios
Esta é uma das bases pioneiras, instalada em 1982. É a base-mãe do Espírito Santo. Distribui-se em dois espaços: a base de conservação, que abriga as ações de monitoramento das praias, na Reserva Biológica de Comboios; 7km ao norte de Comboios está o distrito de Regência, uma pequena comunidade de pescadores com cerca de dois mil habitantes, cujas principais fontes de subsistência são a pesca e as atividades de conservação ambiental, onde funcionam outras estruturas do Tamar, nas áreas de educação ambiental e ação comunitária, como a confecção e o centro ecológico. Comboios protege 37km de praias semi-desertas, onde predomina a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), também ocorre a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), conhecida no Espírito Santo como gigante e careba mole.
No verão, outra atração muito procurada pelos turistas é a desova de tartarugas. A Caretta caretta realiza posturas em intervalos médios de 2 a 3 anos, e podem chegar a desovar entre 4 a 7 vezes, com cerca de 127 ovos por postura. Já a Dermochelys coriacea realiza postura em intervalos de 2 a 3 anos, chegando a desovar de 6 a 9 vezes por temporada.
Fonte - www.wikiparques.org
Praia Pontal do Ipiranga
É considerada uma das mais famosas praias do município. É cercada por casas de veraneio e bem urbanizada. Na alta temporada o clima de festa e badalação é intenso, com direito a palcos de shows e trios elétricos. Com águas marrons misturadas ao verde claro, excelentes para banho na maré baixa, a praia tem areias fofas, de cor creme, possui vegetação em sua orla, mar com ondas agitadas, quiosques e bares. Os coqueiros sombreiam os bancos de madeira dos estabelecimentos que são utilizados pelos visitantes para a degustação de pratos regionais e bebidas. Possui uma área boa para a prática de esportes como vôlei e futebol. Os aventureiros poderão visitar trilhas ecológicas em Pontal do Ipiranga como Anjos da Alagoinha e a Trilha das Tartarugas. Os esportistas podem aproveitar os períodos de ondas fortes para praticar surf, bodyboard e pesca.
Fonte - www.praias-360.com.br